A infiltração consiste em aplicar uma injeção com medicações ao redor de um tendão, em uma bursa ou dentro do espaço articular. Existem inúmeros tipos de infiltração com diferentes tipos de medicações.

Os anestésicos locais são utilizados na maioria das infiltrações. Seu objetivo é promover um alívio provisório da dor. Comumente são associados a outras medicações.

Os corticoesteroides tem efeito anti-inflamatório local, com baixa taxa de absorção sistêmica. Eles promovem uma redução da inflamação por diminuir a vasodilatação e permeabilidade capilar, diminuindo as células inflamatórias do próprio organismo.

A viscossuplementação ou infiltração de ácido hialurônico têm a função de restabelecer a quantidade de ácido hialurônico “perdida” no líquido sinovial e restaurar a função do líquido sinovial normal. Tem sua maior indicação em casos de artrose leve associada a dor intensa.

Quais doenças do ombro podem ser tratadas com infiltração?

– Bursite ou síndrome do impacto do ombro

– Tendinite do ombro (tendinopatia do manguito rotador)

– Artrose ou sobrecarga acromioclavicular

– Capsulite adesiva (ombro congelado)

– Artrose do ombro

– Dor miofascial

Quais os riscos de uma infiltração no ombro?

Existe muita controvérsia sobre o risco-benefício das infiltrações. Como visto acima, existem diversos tipos de infiltração, com diferentes medicações e em diferentes locais do ombro, que não devem ser generalizadas.

Existem evidências científicas demonstrando bons resultados das infiltrações do ombro e comparando essa medida com diversos outros tratamentos, como cirurgia e fisioterapia.

Deixe um comentário

Agende seu atendimento

Unidade Bela Vista

R. Dona Adma Jafet, 74 – Cj. 96 – Bela Vista – São Paulo – SP

Unidade Itaim

 R. Joaquim Floriano, 533 – 13º andar – Cj.1301 – Itaim – São Paulo – SP (prédio do Hospital Sírio-Libanês)