O que é a artrose do ombro?
Em uma articulação do ombro saudável, as superfícies desses ossos, onde a bola e o soquete se esfregam, são muito lisas e cobertas por um tecido protetor resistente chamado cartilagem.
A artrose é a degeneração progressiva dessa cartilagem e causa danos às superfícies ósseas . Essas superfícies danificadas tornam-se ásperas e tornam-se dolorosas à medida que se articulam umas nas outras, causando inflamação do tecido circundante.(Artrite)
Com o tempo o paciente evolui com dor e perda de movimento do ombro. A artrose pode ser tratada sem cirurgia das seguintes maneiras:
- Medicamento anti-inflamatório
- Injeções de esteroides
. Uso de visco suplementos
- Terapia para alongamento e fortalecimento
- fisioterapia analgésica
Em casos mais severos a opção de escolha é a cirurgia de prótese (artroplastia) que pode ser a melhor maneira de controlar a artrite que causou limitação significativa em suas atividades diárias.
Seu cirurgião ortopédico o ajudará a determinar se este é o caminho certo a ser seguido. O cirurgião realizará um exame abrangente que incluirá: um histórico médico completo, exames de imagem, avaliação de sua amplitude de movimento e nível de função diária.
A substituição total da articulação do ombro será considerada, se outras opções não cirúrgicas não fornecerem alívio suficiente para sua dor e deficiência funcional.
Como acontece com qualquer procedimento cirúrgico, os pacientes que consideram uma artroplastia do ombro devem compreender os riscos potenciais da cirurgia e entender que o objetivo da substituição da articulação é aliviar a dor artrítica. Os pacientes geralmente encontram melhora do movimento após a cirurgia, bem como alívio da dor.
Quando é usada uma prótese reversa do ombro? O procedimento de artroplastia reversa do ombro é usado principalmente para pacientes com manguito rotador rompido ou com mau funcionamento deste, bem como perda óssea significativa de glenóide.
A prótese reversa do ombro permite que o deltoide segure a articulação no lugar e levante seu braço.
Seu ortopedista saberá definir qual o melhor tipo de prótese para você.