Dr. Lucas Busnardo Ramadan

Google Nota: 5 30 Avaliações no Google

Capsulite adesiva (Ombro Congelado)

A capsulite adesiva (ou ombro congelado) é uma inflamação da cápsula articular (tecido que reveste a articulação) no ombro.

Capsulite adesiva (Ombro Congelado)

Apresenta incidência aumentada em pacientes com diabetes, problemas da tireoide, convulsões ou que usaram imobilização (tipoia ou gesso) por tempo prolongado.

Esta doença apresenta um curso auto-limitado, ou seja, evolui para a cura após um período, na maioria das vezes. Entretanto, o tempo entre o surgimento dos primeiros sintomas e a resolução do quadro pode durar mais de 2 anos.

Os sintomas variam de acordo com o estágio da doença. Na fase inicial, dor costuma ser o único sintoma. Com o passar do tempo, a dor diminui e surge a limitação dos movimentos (torna-se difícil alcançar as costas ou levar a mão à cabeça). Na terceira fase, os movimentos voltam progressivamente ao normal.

O tratamento sem cirurgia é eficiente na maioria das vezes, consistindo em fisioterapia (para alívio da dor e ganho dos movimentos) e medicação (injetáveis ou por boca). Entretanto, o tempo necessário até ocorrer melhora completa costuma ser bastante longo. Ultimamente temos tido bons resultados na liberação do ombro atráves de Tratamento por Ondas de Choque

Em alguns casos selecionados é necessária fazer o tratamento cirúrgico (artroscopia para liberação da cápsula articular e manipulação).

Exercícios para ganho de movimento na Capsulite Adesiva do Ombro

ombro-capsulite1
Exercicios-Capsulite