Dr. Lucas Busnardo Ramadan

Tendinites do Cotovelo

tire suas dúvidas sobre

Tendinites do Cotovelo

Tal lesão ocorre nas protuberâncias ósseas do cotovelo, quando na parte interna chamamos de epicondilite medial, quando na face externa, epicondilite lateral. É a causa mais comum de dor no cotovelo.

Em geral, ocorre em indivíduos de 35 a 55 anos e os mais atingidos são os que fazem esforços repetitivos e intensos como digitadores, esportistas (tenistas e golfistas) e profissionais da limpeza. Tais movimentos nos músculos do antebraço e cotovelo provocam inflamação local e degeneração. Dor, fraqueza muscular e incapacidade funcional são os principais sintomas. Diante deste quadro é fundamental procurar o especialista.

O diagnóstico é essencialmente clínico, mas pode-se solicitar exames como ultrassom ou ressonância magnética para avaliar o grau das lesões.

O tratamento inicia-se com repouso da articulação, analgésicos orais, gelo e fisioterapia. Medidas preventivas como correção do gesto esportivo, adequação da posição do corpo e braço diante do computador e técnicas de alongamento e reforço muscular são fundamentais para evitar novas crises.

A acupuntura e infiltração local com ácido hialurônico são boas alternativas. O tratamento por ondas de choque tem mostrado bons resultados em casos específicos. A cirurgia só é recomendada nos casos refratários após meses de tratamento. Consiste em ressecar o tecido degenerado e realizar microperfurações ósseas para melhor cicatrização local.

kit-4-hand-grips-exercitador-de-punhos-mos-e-antebraco-D_NQ_NP_793184-MLB26444993651_112017-F

yqy2v

epicondilite lateral

Dr. Lucas Busnardo Ramadan

CRM/SP Nº: 104355
Formação:

Agende seu atendimento

Unidade Bela Vista

R. Dona Adma Jafet, 74 – Cj. 96 – Bela Vista – São Paulo – SP

Unidade Itaim

 R. Joaquim Floriano, 533 – 13º andar – Cj.1301 – Itaim – São Paulo – SP (prédio do Hospital Sírio-Libanês)